quinta-feira, 4 de março de 2010

Um pouco de Henrique Saraiva e como nasceu a ADAPTSURF.

Como havia dito antes, para falar do meu AMIGO Henrique Saraiva eu teria que postar só sobre ele, pois sua história não é só mais uma dessas de superação que escutamos por ai. Henrique transformou a dor em esperança, transpôs as barreiras da diversidade... E graças a sua vontade de viver e perseverança, hoje um mergulho no mar que seria o um sonho para muitas pessoas com deficiência, no Rio de Janeiro, é uma realidade da qual eu mesmo me beneficio. “Andre Melo de Souza”
 

Henrique Saraiva, nasceu em 1979, em Belo Horizonte, MG e mora no Rio de Janeiro desde então. Sempre foi uma criança ativa, praticando diversos esportes chegando a competir em algumas modalidades.
Aos 18 anos, vítima de um assalto na ciclovia da Fulgurante Rodrigo de Freitas, no qual o assaltante disparou a arma ferindo Henrique pelo abdômen, a munição se alojou na região lombar da coluna e lesionando parcialmente sua medula espinhal o deixando na condição de pessoa com deficiência.
Cerca de três anos após o acidente, incentivando por um amigo, hoje o surfista profissional Marcos Sifu, Henrique iniciou na prática do surf na modalidade kneeboard (surf de joelhos).
“O surf ajuda na minha recuperação física e na minha reintegração social. Dentro d’água eu não preciso de muletas e nem da ajuda de ninguém, minhas limitações diminuem e minha sensação de liberdade aumenta. “Henrique Saraiva”
Fascinado por uma vontade de passar sua experiência a outras pessoas com deficiência, sempre muito grato ao Amigo Sifú, por ele ter insistido sabendo que o esporte traria a reabilitação física e social de Henrique benefícios incríveis, depois de pesquisar muito sobre o assunto, juntamente com um grupo de pessoas, Henrique funda a ADAPTSURF. Primeira associação sem fins lucrativos do Estado do Rio de Janeiro que desenvolve o trabalho de difundir e proporcionar as pessoas com deficiência aqui no Estado a pratica do “surf adaptado” entre outras atividades no ambiente da praia.
Atualmente, o Instituto Adaptação e Surf, conta com uma equipe formada por fisioterapeuta, professores de Educação Física, surfistas, estagiários e uma rede de voluntários disposta a desenvolver um trabalho lúdico de reabilitação pela prática do surf adaptado, além de promover através deste a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza.

2 comentários:

  1. que isso! sem palavras..
    muito obrigado irmao!
    Obrigado pelas palavras e por fazer parte de tudo isso.
    boas ondas!

    ResponderExcluir
  2. Olá, vencedor! Acobei de ver a matéria do jornal Bom dia Rio.
    Grande beijo saudoso.

    ResponderExcluir