segunda-feira, 1 de março de 2010

Como conheci o Surf Adaptado


Conheci o Surf para pessoas com deficiência através de uma instituição chamada ADAPTSURF Fiquei sabendo através de um Amigo que praticava remo adaptado comigo no Clube de Regatas do Flamengo. Nessa época eu ainda era atleta do clube e andava meio desanimado após voltar do Campeonato Brasileiro de Remo Adaptado que ocorreu em São Paulo.
As pessoas que acompanham o esporte paraolímpico desde o início sabem bem como o negocio funciona... E como o remo era uma modalidade paraolímpica nova, com esse esporte não foi diferente. Os organizadores e responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade precisavam dar uma boa visibilidade ao esporte que crescia e para isso muitas vezes o certo foi deixado de lado. Para os atletas sérios que dão o suor e o sangue esse é um fator muito desestimulante.
Quando meu Amigo Ronaldo me falou da ONG que desenvolvia o surf adaptado logo me interessei, pois adoro esportes radicais e ainda mais quando estes são praticados em contato com a natureza. Peguei com Ronaldo o telefone do Phelipe Nobre, profissional da área de fisioterapia e Presidente da ONG, nesse contato marcamos o dia da minha primeira aula. Em seguida liguei para minha mãe e disse: _ Mãe descobri um projeto de surf adaptado. Sábado que vem vou a praia pegar onda.
Ela respondeu: _ Pegar onda? Está maluco?!!! Você já viu algum cadeirante  na praia?...
Não que ela quisesse me desencorajar, disso tenho certeza, mas eu realmente nunca havia escutado falar de deficientes, ainda mais com um comprometimento tão severo, curtindo um mergulho no mar... Isso parecia um sonho pra mim, e um pesadelo para ela (risos).
Nessa primeira aula eu tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre os princípios e os ideais da ADAPTSURF. O Phelipe me passou algumas noções de oceanografia e da pratica do surf adaptado, me falou sobre o AMIGO, surfista, fundador e vice-presidente da ONG que pega onda de kneeboard (de joelhos) Henrique Saraiva. Mas para falar do Henrique precisarei fazer post exclusivo, pois da história de vida dele surgiu a ADAPTSURF. Em seguida da aula teórica Phelipe me levou para água para colocarmos em prática um pouco do que havia se falado.
A experiência foi única, primeiro a sensação de liberdade e depois a alegria estar nesse local de lazer até então não freqüentado por cadeirantes pela dificuldade de acesso impostas não só por barreiras arquitetônicas, mas também as sociais.
Fazia mais de sete anos que eu não entrava no mar. Nesse dia eu entrei... E acabei virando um surfista. Com o tempo acabei me afastando do remo, pretendo um dia voltar a remar por lazer, pois o remo faz parte da minha história. Aliás, eu faço parte da história do remo adaptável junto com Amigos Celby Santos, o irmão Rafael Ceccon e outros que fizeram o remo adaptável acontecer no Brasil. Um dia eu posto também a minha passagem por este esporte maravilhoso... Hoje sou atleta da ONG ADAPTSURF. Amo a minha vida, minha família e meus amigos.  AMO VIVER !!!!!!!!!!!!!! (Meu Orkut conta um pouquinho da minha hístória).
Às vezes saio à noite de casa só para ir ver o mar. Infelizmente ainda não temos praias totalmente acessíveis e por esse motivo me limito a ficar olhando as ondas quebrando lá do quebra mar na Barra da Tijuca, onde algumas pessoas vão pescar a noite... Lá é o lugar mais próximo do mar que eu consigo chegar sem ajuda. Gostaria muito que aqui no Brasil o poder público desse real importância ao povo como um todo e cumprisse o que é previsto no artigo 5° da nossa Constituição Federal provendo que tenhamos uma vida igual, nas mesmas condições em que pessoas ditas sem deficiência. Com acesso a saúde educação, lazer etc...

10 comentários:

  1. Oi Andre, me chamo Sandra, eu e meu esposo estamos escrevendo um manual de acessibilidade no turismo de aventura, com apoio da ABeta e Ministério do Turismo, se puder acesse o link da pesquisa e participe, se puder divulgue a pesquisa é de suma importancia que nós deficientes faça parte desta construção.http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Qn.aspx?EID=639021
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Como tudo que vc se dedica a fazer, o seu blog esta ficando maravilhoso...Te adoro amigo!

    ResponderExcluir
  3. Liindoooo
    Adorei conhecer ... uma grande pessoa no qual to começando a me espelhar !!
    parabens gato

    bjuh Miuky

    ResponderExcluir
  4. Meu primão querido, vc tem sido exemplo à muitos jovens, mostrando que na vida nem tudo está perdido e que td é possível, basta querer!!! e eu sei que vc quer muita coisa... vc é capaz, vá em frente! busque todos os seus ideais.
    Estamos numa torcida como num jogo de futebol, vc é o atacante desse jogo, faça todos os gols que puder e estaremos gritando, vibrando por VOCE!!! mas se por acaso a bola bater na trave não tem problema, ainda assim estaremos com vc nessa partida!
    bjs mil

    ResponderExcluir
  5. Olá querido, também adorei seu blog!Ja estou seguindo.
    Desejo muito sucesso e que Deus abençoe você em tudo que realizar!

    Beijos
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. Souzinha,

    Adorei lhe conhecer!!! Continue sendo essa pessoa especial sempre!

    Um grande bj da sua amiga
    Bruna

    ResponderExcluir
  7. OI ME CHAMO DANIELE FUI ALUNA DE ANDREÍA LOPES,VÍ UMA FOTO DELA EM SEU ORKUT TENTEI TE ADD MAIS NÃO CONSEGUIR,MAIS ADOREI SABER QUE TEM SURF ADAPITADO,ESPERO TER QUE IR AO BRASIL EM BREVE E PASSAR NO RIO PARA ESPERIMENTAR!!!VOU DEIXAR O LINK DO MEU ORKUT CASO VC QUEIRA ME CONHECER ATUALMENTE SOU DANÇARINA DE DANÇA ESPORTIVA NOS MEUS ALBUMS TEM UMAS FOTOS DE DAÇAS E VIDEOS SE TIVER ENTEREÇE ACESSA AQUI http://www.orkut.com/Main#Profile?uid=3802952485082296729

    ResponderExcluir
  8. OI André.....Já te vi várias vezes na TV e te admiro muito apesar de não te conhecer. Não sou cadeirante + se fosse sinceramente não sei se teria a fibra que vc tem. Parabéns. Gostaria se fosse possível, é claro que vc me mandasse seu email para que possamos nos comunicar a respeito do suf adaptado. Adoro surf e queria entender mais como acontece neese caso. Meu email é larissisoares@yahoo.com.br.
    Fica c/ Deus e espero seu retorno.

    ResponderExcluir
  9. Oi André, estou aqui para deixar um pouquinho do que conheço de você, você é determinação!!!!Você tem um coração cheio de esperança, não se abate facilmente, um guerreiro!!! Seu ponto mais forte "sua vontade de viver" . Te amo!!Você é minha bandeira!!! bjos nesse lindo coração!!!

    ResponderExcluir