A Secretaria municipal de Pessoas com Deficiência e a Guarda Municipal fazem, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação para fiscalizar o uso das vagas destinadas a pessoas com deficiência física em vias públicas do Rio. A operação acontece primeiro no Centro da cidade e depois os fiscais seguem para o Largo do Machado, na Zona Sul.
Georgette Vidor participa da operação
(Foto: Thamine Leta/G1)
A intenção é multar os motoristas que estacionam nas vagas para deficientes. A secretaria Georgette Vidor, que é deficiente física, acompanha a operação, que conta com três guardas municipais. "Precisamos fazer valer nossos direitos, é importante que a população entenda a necessidade de respeitar", disse.
A multa para quem estacionar em vagas de deficiente é de R$ 53,20 e o motorista perderá 3 pontos na carteira.
Segundo a secretaria, muitos deficientes não solicitam o credenciamento oficial para portadores de deficiência no Detran. "As pessoas acham que pode usar aquele adesivo com a figura de um cadeirante no carro e só aquilo basta. Mas o correto é ir ao Detran solicitar a credencial oficial", afirmou.
Protesto de Marcelo Yuka em aeroporto
No dia 25 de agosto, o músico Marcelo Yuka, que é paraplégico, protestou no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, contra o uso indevido de vagas para veículos de deficientes. Segundo a assessoria do músico, ele voltava de São Paulo, onde realizou shows e participou de fóruns e, ao chegar ao aeroporto, não conseguiu retirar seu carro da vaga porque outro veículo estava estacionado em frente.
A assessoria ainda informou que o músico se revoltou quando percebeu que a maioria das vagas no estacionamento está sendo usada por veículos que não possuem a identificação (credencial dada pelo Detran) que indica que estes motoristas possuem algum tipo de deficiência.
Fonte -> G1 Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário