segunda-feira, 30 de maio de 2011

Georgette Vidor assume Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Nova secretária pretende aumentar a acessibilidade trabalhando em parceria com outras secretarias

30/05/2011

Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes empossou nesta segunda-feira, 30, a ex-deputada estadual Georgette Vidor como secretária municipal da Pessoa com Deficiência, em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo. Treinadora de ginástica artística de renome, Georgette milita na defesa das pessoas com necessidades especiais desde 1997, quando, após acidente com o ônibus que transportava sua equipe, ficou paraplégica.

Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou a trajetória de vida da nova secretária, bem como suas ações como deputada estadual. Georgette criou a primeira Comissão Permanente em Defesa das Pessoas com Deficiência em Assembléias Legislativas Estaduais do Brasil.

- Temos a honra de trazer para a Prefeitura uma pessoa cuja vida é marcada por vitórias, lutas e muita coragem. Georgette desempenhou com louvor suas funções como deputada. É uma mulher de capacidade de gestão comprovada, que incrementará, ainda mais, o trabalho realizado pela secretaria - disse Eduardo Paes, ressaltando a necessidade de se investir ainda mais no amparo aos portadores de necessidades especiais.

- O Rio de Janeiro tem a obrigação de ser uma das cidades mais inclusivas do mundo, uma vez que se propõe aberta, diversa. Devemos mostrar que nossa cidade é de ponta, e isso somente se dará com a implantação de políticas públicas eficientes e parcerias - afirmou o prefeito, que também prestou uma homenagem à antecessora de Georgette.

Foto: J.P. Engelbrecht- Agradeço à Isabel Gimenes por sua dedicação à causa. Ao longo de dois anos e meio, ela cumpriu um papel fundamental por ser uma servidora especializada no tema e por contar com uma equipe exemplar - disse Paes, ao lado de Isabel.

Georgette Vidor chega com o desafio de ampliar os serviços oferecidos aos portadores de necessidades especiais e de melhorar a acessibilidade dos equipamentos, espaços e transportes públicos, beneficiando não apenas as pessoas com deficiência, mas idosos e gestantes. Além disso, ela pretende incentivar a prática de esportes como forma de motivar, ainda mais, os trabalhos de reabilitação junto a crianças e jovens.


Foto: J.P. Engelbrecht- Temos equipamentos em Campo Grande, Vila Isabel e Rocinha, além do Ciad (Mestre Candeia), na Avenida Presidente Vargas e vamos melhorar o atendimento nesses locais. Também pretendo dividir um pouco da secretaria com a Rocinha, que está precisando de um atendimento maior. Outra questão importante é a da acessibilidade como um todo, que pretendo discutir com as outras secretarias. Depois disso, espero motivar os alunos, crianças e adolescentes com deficiência, a praticar esportes. Se conseguirmos trazê-los para a prática esportiva, isso vai melhorar a qualidade de vida deles - afirmou a nova secretária, que se mostrou surpresa com o convite para assumir o cargo.

- Foi algo que eu não esperava, mas sou uma pessoa de trabalho, de comprometimento, e tenho absoluta certeza de que vai dar tudo certo - concluiu Georgette.

A cerimônia de posse de Georgette Vidor reuniu os secretários municipais Pedro Paulo Carvalho (Casa Civil), Claudia Costin (Educação), Carlos Roberto Osório (Conservação e Serviços Públicos). Além disso, estiveram presentes funcionários da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, representantes de entidades voltadas à causa e ex-atletas, como Luisa Parente.

Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht


                                                                                                                Extraído de: Prefeitura do Rio de Janeiro

Um comentário: