terça-feira, 12 de outubro de 2010

Entrevista no Site da ADAPTSURF

Depois de alguns meses afastado, eu volto a publicar no blog, preço desculpa a todos que acompanham e aproveito para agradecer o carinho.
Deixo aqui uma entrevista que está no Site da ADAPTSURF e sugiro que leiam também as outras que estão no site. Segue o link http://www.adaptsurf.org.br/novidades_entrevistas.html#entrevista_09


André, atleta ADAPTSURF, local do Rio de Janeiro.

Porque você escolheu praticar o surf? Qual o tempo de prática?
Em agosto de 2000 sofri um acidente de moto que me deixou na condição de usuário de cadeira de rodas. Sempre fui apaixonado por esportes e tenho uma predileção pelos que são praticados na natureza. Experimentei algumas modalidades esportivas direcionadas a pessoas com deficiência. Ao experimentar o surf adaptado me apaixonei. Quando estou no mar tenho uma enorme sensação de liberdade, parece que estou mais próximo de Deus. Pratico o surf adaptado a mais ou menos um ano e três meses.

Qual o tipo de treinamento realizado? Qual a freqüência?
Meu treino é feito na praia, com o com meu instrutor Luiz Phelipe Nobre. Ele me orienta, sobre a formação das ondas, posicionamento na prancha, forma de remar e etc. Sempre entro no mar com meu instrutor, mas o treino visa me dar o máximo de independência para que eu tenha cada vez mais autonomia e possamos um dia surfar juntos. Surfo todos os fins de semana e eventualmente vou à praia durante a semana, para atividades extras.
Andre Souza fazendo demonstração de surf adaptado no WQS de Saquarema em 2010 com a ADAPTSURF
Quais as dificuldades encontradas para o treinamento?
Acho que a maior dificuldade esta na falta acessibilidade. A ONG ADAPTSURF publicou há pouco tempo, em seu site, um guia bem legal mostrando o que já existe de acessibilidade em praias no litoral do Rio de Janeiro, mas podemos observar que ainda estamos bem distante do ideal.

Possui algum apoio, patrocínio?
Tenho apoio da SeaCult que me apóia com material de surf shop e roupa e do Shaper Rafael Rodrigues.

Possui equipamento adaptado?
Sim, minha prancha possui algumas adaptações, do tipo alças e um Deck de borracha que além de me ajudar a ficar mais firme na prancha também tem a função de levantar meu tronco, melhorando meu posicionamento.

Sua familia e seus amigos apoiam você no esporte?
Sim
Go to outside

Qual o seu pico de surf preferido?
Pego onda na praia da Barra, próximo ao posto 2, mas já tive a oportunidade de surfar no Leblon, na praia de Itauna em saquarema e em Arraial do Cabo. Mas o que eu mais curti foi a praia de Itauna Saquarema.

Você gostaria de participar de competições de surf adaptado, se existissem?
O surf adaptado está evoluindo, participei de algumas demonstrações da modalidade, promovida pela ADAPTSURF em duas etapas do WQS. Na etapa brasileira do WQS / Rio Surf Pro International, que aconteceu no Arpoador ano passado e também na etapa do Coca-Cola Saquarema Pro 2010 WQS. Foi um barato! Há poucos dias participei da primeira etapa do Circuito ADAPTSURF, na praia da Barra próximo ao Posto2.
Em seguida tivemos a primeira competição oficial de surf adaptado no Estado do Rio de Janeiro. A competição aconteceu em Arraial do Cabo, na Praia Grande. Adorei participar, mesmo não tendo uma boa colocação. O evento terminou em grande estilo, com meu Amigo Henrique Saraiva levando o primeiro lugar. A modalidade ainda não está bem definida, mas agora, com a ADAPTSURF filiada a FESERJ- Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, as coisas vão se acertando. A ADAPTSURF faz um trabalho bem legal, difundindo a modalidade aqui no Rio de Janeiro. Com isso mais pessoas estão conhecendo e praticando o surf adaptado. Acredito que não estamos longe de termos competições com baterias específicas divididas pelo tipo de deficiência e o comprometimento que cada uma gera.

O que você acha que poderia ser feito para viabilizar o acesso ao esporte adaptado pelas pessoas com deficiência?
O Estado poderia investir mais em centros de prática para desportiva. Em relação ao surf adaptado eu gostaria que o Poder Executivo viabilizasse a acessibilidade em todo o litoral brasileiro como acontece na praia da Manta Rota em Portugal.

Deixe uma mensagem aos leitores.
Eu posso e você também pode!
Dê oportunidade para que seus sonhos se realizem, pratique o AMOR e viva.